Enter your keyword

10 Anos de Spotify: A música e sua relação de amor e ódio com a era digital.

10 Anos de Spotify: A música e sua relação de amor e ódio com a era digital.

Podemos dizer que a tecnologia não é lá a melhor amiga dos músicos profissionais quando falamos de mercado. Muito pelo fato de, num espaço de aproximadamente duas décadas, a facilidade trazida pelos avanços tecnológicos terem também facilitado a pirataria, trazendo, sem exagero nenhum, desgraça ao mercado musical. Para se ter uma noção, a indústria em 2000 arrecadava por volta de 23,3 bilhões, em 2008, já beirava 17, e em 2014, chegou à 14,3 bilhões, o que representa uma retração de quase 40%.

No meio desse cenário de perdas, o spotify é lançado em 2008 e gradativamente, rouba a cena do tal “streaming”. Com a proposta de facilitar o acesso à música por um preço acessível. O que parecia improvável se tornou uma realidade, e no ano passado, a indústria musical retornou ao faturamento de 17 bi.

A indústria musical não é a única que tem essa relação de ganha-perde com a revolução digital, mas neste segmento o spotify foi o grande símbolo da mensagem que sempre tentamos passar:

Adapta-se ao novo!

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.