Enter your keyword

O assunto é: Inovação & Corporate Venture

O assunto é: Inovação & Corporate Venture

Pesquisa revela: o que as corporações brasileiras buscam nas startups?

A pesquisadora Carolina Stocche, junto a um grupo de ex-alunos de Harvard no Brasil, realizou ao longo de 18 meses um levantamento que serviu de raio-x da primeira onda de corporate venture que chegou ao País. A pesquisa foi um esforço para compreender melhor as características desse movimento, onde grandes corporações utilizam os seus ativos para investir em empresas menores, muitas vezes startups, com o intuito de acelerá-las ao mesmo tempo em que se beneficiam de seus times talentosos, tecnologias disruptivas e cultura flexível. As corporações têm optado por essa estratégia como maneira de obter ganhos financeiros, acessar novos mercados, além de fazer aquisição de tecnologias inovadoras, aproveitar ativos e ampliar a cadeia de valor. “Queríamos compreender por que as grandes empresas estavam se aproximando de startups no Brasil, e como isso tem acontecido”, diz Carolina em entrevista à Inovação AES.

 

Segundo a pesquisadora, o maior estímulo para esse movimento é justamente a busca por inovação, seguido por outros fatores, como a exposição a novos mercados. “Mas a inovação é a base para que grandes empresas se aproximem de startups hoje”, diz ela. “Há uma busca pela solução de problemas, por velocidade e por flexibilidade. ” Ao todo, foram identificados quatro objetivos principais para o relacionamento entre corporações e startups:


imagem_blog_inovacao_02
1) Inovação:
 a busca por soluções rápidas e inovadoras para problemas, novos produtos, novos mercados, pelo aumento das vendas e dos lucros;

 

imagem_blog_inovacao_03
2) Retorno financeiro:
 investimento focado no retorno e na rentabilidade;

 

imagem_blog_inovacao_04
3) Rejuvenescimento da cultura:
 tornar a corporação mais dinâmica e disposta a assumir riscos;

 

imagem_blog_inovacao_05
4) Marketing e imagem da marca:
 busca por mudar a percepção externa da marca corporativa e posicioná-la como uma empresa impulsionada pela inovação.

 

Esta matéria pode ser encontrada no portal Inovação AES. Confira o site para ficar por dentro do que acontece no mundo da energia.

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.